segunda-feira, 31 de outubro de 2011

INCLUSÃO DIGITAL: DESAFIOS E DIFICULDADES NA ESCOLA


               DESAFIOS E DIFICULDADES NA ESCOLA

       Considerando a relevância que o uso da informação e da educação tem no processo de ensino-aprendizagem, a educação vem cada vez mais se adequando a informática.
      A aplicação de tecnologias na educação tem por fundamento formar futuros cidadãos que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, dotando-os de estratégias de aprendizagem adequadas, fazendo deles pessoas capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem.
       Com a informatização do conhecimento tornou-se, mais acessíveis todos os saberes ao tornar mais horizontais e menos seletivos a produção e acesso ao conhecimento como se fossem verdades acabadas, ao contrario ela deve ajudá-los a construir seu próprio ponto de vista, sua verdade particular, a partir de tantas verdades parciais.
       O computador esta proporcionando uma verdadeira revolução no processo de ensino-aprendizagem. Através dessa tecnologia a educação esta evoluindo muito, uma vez que se torna uma ferramenta a mais de ensino. Como uma das características pode citar-se a capacidade de animação, facilidade de simular fenômenos que contribuem para o melhor entendimento do aluno.
       Assim como, a motivação e o despertar da curiosidade do aluno, colaborando no desenvolver do raciocínio e possibilitando situações de resolução de problemas, onde o envolvimento afetivo torna mais significativa.
       A informática deve ser utilizada como um instigador de mudança, promovendo aprendizagem ao invés de ensino, auxiliando o professor a entender que a educação não é somente a transferência de conhecimento, mas um processo de construção do conhecimento pelo aluno, como produto do seu próprio engajamento intelectual ou do aluno como todo.

Um comentário:

  1. PROFESSORAS REALMENTE A INTERNET ESTA VINDO COMO MAIS UMA FERRAMENTA PARA NÓS EDUCADORES, MAS TEMOS QUE TOMOR CUIDADO E NÃO USAR COMO ÚNICA FERRAMENTA E SEMPRE DEVEMOS CONTEMPLAR EM NOSSO PLANEJAMENTO. QUANDO UMA ATIVIDADE É PLANEJADA O SUCESSO ACONTECE. VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS PELO TEXTO CONSEGUIRAM EXPRESSAR BEM O PENSAMENTO DESSA NOVA TECNOLOGIA QUE VEM CHEGANDO DEVAGAR PRA NÓS...MAS QUE ESTA AI E DEVEMOS SABER UM POUCO SOBRE ELA. UM GRANDE ABRAÇO DA TUTORA VIVIAN

    ResponderExcluir